sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Presença e acolhimento na Educação Infantil

Em época de retorno às atividades escolares, nossas crianças passam inevitávelmente por períodos de transição de uma rotina doméstica para a institucional.

As "Boas Escolas" certamente se preocupam em oferecer condições para que este período se dê da melhor maneira possível, para todos os envolvidos: crianças, famílias, educadoras e gestoras dos ambientes escolares.

Criar estratégias para estes períodos agora trata-se de uma obrigação legal, posta na Resolução 005/2009 do Conselho Nacional da Educação no seu artigo.

Pensar desta forma, como obrigação pode parecer meio rançoso, mas considero um avanço na legitimização dos direitos das crianças. Contribui também para a conscientização das famílias que por vezes, devido a desinformação ou ignorância, desejavam ardentemente que ao abrir-se as portas da escola os seus pequenos já saíssem saltitantes e felizes...Mas não é bem assim.

Como tudo na vida é preciso tempo, cuidado, carinho, preparo, até que aconteça a mágica do vínculo, que nasça o broto da convivência, que deverá continuar cercado de cuidados para crescer com saúde e beleza!

Amei este trecho do Site Doce Limão, que traz uma ótima dica para esta fase:
Estar mais presente na vida das nossas crianças, saber escutá-las, saber conversar “olho no olho” (conversa de almas), saber se colocar no lugar delas (empatia), saber ser cúmplice sem passar pela manipulação ou generosidade passional, envolvê-las com carinho e afeto, ampará-las e acompanhá-las (compreendê-las) nos seus momentos de dificuldades e desafios inevitáveis do crescer. (por Mônica de Oliveira Costa http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/891-criancas-solidarias.html)

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